11 de fevereiro de 2010

Esclarecendo Almodóvar

Pedro Almodóvar confessa não simpatizar com entrevistas. Mas, para o crítico de cinema Frédéric Strauss, parece ter aberto uma exceção. Ele não apenas concedeu entrevistas durante 20 anos, como manteve também um diálogo e esclareceu muito de sua vida e obra. O livro "Conversas com Almodóvar" é o resultado de todo esse trabalho. Não é nenhum lançamento do ano. Eu é que só tive a coragem de ler a obra agora, após assistir a quase todos os filmes do cineasta (resta um!).

Não pretendia permitir que o livro influenciasse a minha percepção e, por esse lado, fiz certo. Sou do tipo que prefere a arte antes e depois a crítica. Valeu a pena o esforço. As tais conversas são maravilhosas e esclarecem muito do que o Almodóvar quis transmitir com determinados elementos. Mas ainda assim, essa "iluminação" não ofusca o fato de o próprio autor expor percepções erradas e inusitadas. O que torna o livro uma delícia.

É bastante interessante acompanhar as ideias de cada história, as mudanças, transtornos e tudo o que envolveu o resultado final. Só não é um livro recomendado a qualquer um. É preciso ser fã, de fato.

 

© 2008-2010 Tant et Plus