14 de setembro de 2009

Informação e Jornalismo

"(...) os princípios e a finalidade do jornalismo são definidos por alguma coisa mais elementar - a função exercida pelas notícias na vida das pessoas."

...

"Certa época, quando os antropólogos começaram a comparar suas anotações sobre as poucas culturas primitivas do mundo ainda existentes, descobriram um aspecto inesperado. Desde as mais isoladas sociedades tribais na África até as mais remotas ilhas do Pacífico, seus habitantes tinham uma mesma definição básica do que é notícia. (...) Os historiadores chegaram à conclusão de que os mesmos valores básicos da notícia atravessaram, firmes e constantes, tempos e épocas. (...) Como explicar o mistério dessa consistência? A resposta, concluíram historiadores e sociólogos, é que as notícia satisfazem um impulso humano básico. As pessoas têm uma necessidade intrínseca - um instinto, digamos - de saber o que acontece além de sua própria experiência direta.²"

²Harvey Molotch e Marilyn Lester, "News as Purposive Behavior: On the Strategic Use of Routine Events, Accidents and Scandal". American Sociological Review, 39, fevereiro de 1974, 101-112.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2008-2010 Tant et Plus